terça-feira, 13 de novembro de 2007

Encontro em Brasília discute atendimento às crianças vítimas de violência sexual

Brasília - As experiências referenciais na promoção e garantia de direitos das crianças e adolescentes vítimas de violência sexual no Brasil são tema de encontro que começa hoje (8/11) em Brasília. A reunião é promovida pela comitê nacional e pela comissão intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A comissão intersetorial é coordenada pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH).
O encontro vai até amanhã (9/11). Segundo a secretaria, um dos objetivos do evento é oferecer um espaço de troca de experiências consideradas inovadoras na humanização das ações de defesa e de responsabilização em casos de violência sexual. Os participantes também vão discutir formas de adequar os procedimentos legais utilizados nesses casos aos princípios dos direitos humanos.
Entre as iniciativas brasileiras que buscam a humanização dos serviços de atendimento às vítimas estão o projeto Depoimento Sem Dano, que estabelece regras para os depoimentos de crianças e adolescentes vítimas de violência, e o Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro, que procura articular, qualificar e fortalecer as redes locais de atendimento às vítimas.



Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: